domingo, 5 de agosto de 2012

Como fazer sua banda ter um melhor desempenho em pequenas / médias apresentações.

Após um tempo, trabalhando em casas de shows e realizando eventos, resolvi escrever este pequeno texto com dicas mais do que básicas, que podem ajudar sua banda a obter um melhor desempenho em seus shows. Para alguns pode parecer um tanto quanto superficial, mas, se realmente não houvesse a necessidade de relembrar certas condutas básicas, tenham certeza que, não perderia meu tempo escrevendo o que vem a seguir.
Vamos partir do princípio que a banda é entrosada e está relativamente bem ensaiada (é pré-requisito).
Muitos músicos tem o costume de subir ao palco, ligar seus respectivos instrumentos no “talo” e começam a tocar sozinhos. Além de revelar uma grande falta de profissionalismo, polui sonoramente o ambiente. O coitado do baterista monta tudo sem poder contar com a ajuda dos demais e o vocalista mal consegue testar seu microfone.
É legal ter em mente uma coisa: Peso é diferente de frequências graves e volume alto (essa vai mais para os guitarristas). Quanto mais grave você adiciona, mais “escuro” fica o timbre, sendo assim perde brilho e muita definição. Não ouvindo direito o que está sendo tocado, o músico aumentará cada vez mais seu instrumento, embolará com os outros e cobrirá a voz, que por sua vez pedirá mais volume e teremos aquelas indesejáveis microfonias.
Outro ponto importante é no tocante ao volume do amplificador, use apenas o necessário. Do ponto de vista técnico, quanto mais baixo, mais flexibilidade o operador de som terá para regular a banda. Se os músicos estiverem com dificuldades para ouvirem entre si, antes de mais nada, verifique se outro instrumento necessite reduzir volume, ou peça para o técnico aumentar sua via de retorno.
Então a dica é: prefira sempre atenuar ao invés de aumentar. Isso vale tanto para volume, como para freqüências.
Exemplo: Se seu som está com pouco peso, veja se não é caso de atenuar frequências médias / agudas ao invés de aumentar as graves.
Veja a tabela abaixo, ela fala por si só:


No que diz respeito a vocalistas, este item merece uma atenção especial. É comum pessoas sem técnica aventurarem-se nos palcos, mas operador de som (ainda) não faz milagre! A maioria dos pseudo-vocalistas não tem grande potência vocal, e a primeira coisa que pedem é “deixa bem alto”. Dificilmente resolvemos o problema assim. Conforme aumentamos o sinal do vocalista, podem surgir microfonias, forçando-nos a retornar o volume, fica um resultado muito instável. Arrisco dizer que a maioria esmagadora das novas bandas não possuem vocalistas que estudam com regularidade. Se seu objetivo não é seguir carreira, e você se recusa veementemente a fazer algumas aulas de canto, ao menos procure, com cuidado, um bom material na internet, tem muita informação útil.
Espero ter colaborado com quem nunca leu sobre o assunto, como disse, são dicas mais do que básicas, porém percebe-se como uma noção de áudio faz diferença na banda.
Bons sons!!
Guilherme Nordi Colosio

Um comentário:

  1. Ainda movimentando um pessoal pra uma banda cover feminina de R+, mas mesmo sendo ainda cedo pra se pensar em apresentações tuas dicas são bastante úteis. Já havia gostado muito do post anterior, e vou seguir acompanhando. Parabéns pelo excelente trabalho!

    ResponderExcluir